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O que é pesquisa de mercados?

A pesquisa de mercado é qualquer estudo que consiste na coleta e interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões. A partir de um problema específico, define-se a melhor metodologia para coletar os dados necessários.

Dependendo dos objetivos da pesquisa, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, e também estudos com questionários simples ou projetos mais complexos, que envolvem profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Para que serve uma pesquisa mercadológica?

Não importa o tamanho do seu negócio, seja em um pequeno negócio local, em uma empresa familiar, startup ou multinacional, o dia a dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras decisões que, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.

Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as decisões certas para poder prosperar.

Os números não são nada animadores e mostram a importância de agir sem cometer erros. E só existe uma forma de se tomar decisões com segurança: baseando-se em informação. Sem conhecer seu mercado, seus consumidores e a concorrência, é difícil fazer boas escolhas.

A pesquisa de mercado é o melhor caminho para obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos.

Quais são os objetivos específicos de um teste de produto conceito?

  • Obter informação detalhada e feedback imediato dos consumidores sobre uma marca, produto ou conceito, num ambiente controlado.
  • Conhecer as opiniões e reações in loco dos consumidores;
  • Comunicar com os consumidores durante a recolha de informação.

Quais são os objetivos específicos de um estudo de satisfação?

  • Medir os níveis de satisfação dos clientes;
  • Perceber se recomendam a marca e se são clientes fidelizados;
  • Possibilidade de ajustar a oferta às necessidades dos clientes;
  • NPS(Net Promoter Score).

Quais são os objetivos específicos de um estudo de segmentação e perfil?

  • Conhecer os consumidores atuais e potenciais da marca/serviço;
  • Perceber quem são os clientes, o que compram, onde compram e porque compram;
  • Identificar o que gostam mais e menos na marca/serviço: indicadores, motivos de satisfação;
  • Identificar oportunidades de mercado.

Quais são os objetivos específicos de um estudo de notoriedade e posicionamento?

  • Perceber como o consumidor escolhe uma marca em detrimento de outra;
  • Características e atributos relevantes para os consumidores;
  • Perceção da imagem que os clientes possuem sobre a marca;
  • Posicionar as diferentes marcas do segmento/setor de atividade;
  • Análise comparativa com os concorrentes;
  • Análise SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.